Uma nova campanha da farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do conhecido medicamento anti-obesidade Ozempic, está a gerar forte polémica em Espanha. Os cartazes, espalhados por Madrid, começam com o aviso: “Este conteúdo é extremamente delicado e pode ferir a sensibilidade”. Logo a seguir, em letras maiúsculas, lê-se que a obesidade é “uma doença” e que “pode matar”. A mensagem conclui: “É um problema de saúde, não de estética. E continua a espalhar-se enquanto discutimos como falar sobre ela”.
A iniciativa, noticiada pelo jornal El País, faz parte de uma campanha mais ampla apoiada por associações de pessoas com obesidade e por várias sociedades científicas. Para além dos cartazes, inclui também um vídeo que simula um concurso televisivo. Nele, uma mulher com excesso de peso ouve do apresentador a pergunta: “a obesidade aumenta…?”, ao que responde: “a capacidade de autoaceitação”. O apresentador corrige indicando que “aumenta o risco cardíaco” e acrescentando outros efeitos negativos associados à condição. A participante termina por admitir as limitações que a obesidade lhe impõe.
A campanha levantou uma onda de críticas, tanto nas redes sociais como por parte de algumas entidades científicas que a tinham inicialmente apoiado. Nas palavras de vários utilizadores, trata-se de “uma indecência”, “uma campanha de publicidade encapotada” e “uma mensagem horrível e de mau gosto”. A farmacêutica, que afirma pretender “falar sem filtros”, acabou por remover temporariamente parte da campanha das redes sociais, juntamente com os comentários críticos, e também retirou alguns cartazes da via pública, ainda que diga que tal já fazia parte do plano previsto.
@alicewonderbearUna publicidad sobre la obsesidad que está hecha con “LA INICIATIVA” de NovoNordisk, que son quienes están detrás del medicamento Ozempic/Mounjaro… En vez de ayudar a combatir sobre algo que muchas personas tienen con buenos hábitos saludables y deporte … quieren que te inyectes algo que a día de hoy se está sabiendo que causa ceguera, no puedes comer ni beber, te hace inmune si algún día te haces diabetico… VAYA, VAYA. No cedáis a este tipo de cosas, por favor.
Durante o dia de ontem, a farmacêutica apagou temporariamente o vídeo polémico das suas contas no X e no Instagram, onde já se acumulavam críticas. Uma porta-voz explicou que se tratou de “uma medida provisória” para modificar “uma das referências por uma questão meramente técnica”. O vídeo foi mais tarde republicado, mas sem os comentários críticos que o acompanhavam inicialmente.