“A mudança começa agora”. Campanha apela a mudanças urgentes na Saúde

A UpHill, startup tecnológica dedicada ao sector da Saúde, lançou uma campanha que visa sensibilizar para a ineficiência dos cuidados de saúde em Portugal e a necessidade de encontrar soluções para os problemas estruturais que se têm vindo a agravar no sector.

A empresa cita alguns dados que retratam o estado actual da Saúde no País, como as 500 mil consultas que ficaram por realizar no Serviço Nacional de Saúde em 2020. “Somam-se os relatos de burnout dos profissionais de saúde – afecta cerca de 40% dos médicos em Portugal – e, simultaneamente, de doentes que chegam aos hospitais em estados mais graves, resultado do atraso nos rastreios e nas consultas – só no caso do cancro, as estimativas apontam para mais de quatro mil doentes com cancro por diagnosticar em 2020”, frisa a UpHill.

“A mudança começa agora” é, por isso, o mote da campanha da empresa, que pretende alertar para estes e outros problemas. O filme conta com produção da Light Studios e está a ser divulgado nas redes sociais.

Além da campanha, a UpHill lançou recentemente um software que visa resolver alguns destes problemas. Trata-se de um assistente virtual para profissionais de saúde que facilita a comunicação entre as equipas de saúde e os doentes, bem como a automatização de tarefas repetitivas, aumentando assim a capacidade de resposta das unidades de saúde. Na prática, esta plataforma permite que vários profissionais acedam ao estado e progresso do doente em tempo real. O produto já está a ser utilizado em seis hospitais em território nacional.

«Esta é a ponte que faltava para ligar os profissionais de saúde aos doentes e libertá-los de tarefas repetitivas, burocráticas e de baixo valor acrescentado, que são, simultaneamente, factor de frustração e exaustão. O software monitoriza a evolução de sintomas ao longo do tempo, interpreta os resultados, identifica sinais de alerta, avisa as equipas e automatiza algumas acções recomendadas», explica Eduardo Freire Rodrigues, co-fundador e CEO da UpHill.

Veja aqui o filme da campanha:

Ler Mais



loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.