A brasileira Laces quer mudar os cuidados capilares em Portugal

EntrevistaNotícias
Maria João Vieira Pinto
05/09/2025
09:48
EntrevistaNotícias
Maria João Vieira Pinto
05/09/2025
09:48


Partilhar

É brasileiro, acaba de chegar ao mercado português: o Grupo Laces traz para Portugal uma verdadeira filosofia de cuidados capilares que aliam ingredientes naturais, fórmulas vegans, tecnologia profissional e alta performance no tratamento do cabelo e couro cabeludo, num portefólio garantido por duas marcas – Laces and Hair e Cris Dios Organics – e já disponível nas mais de 150 lojas da Pluricosmética.

Por M.ª João Vieira Pinto

No Grupo, a prioridade é a saúde do cabelo através de fórmulas naturais, sendo forte referência de expertise em tratamentos capilares no Brasil. Lançado em 1987, pela mão de Mercedes Dios, com um conceito pioneiro: a abertura do Hair Spa Laces – o primeiro hair spa do Brasil -, é hoje liderado pela sua filha Cris Dios e está em forte expansão com 10 salões próprios no Brasil– em locais como Campinas, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro – onde oferece slow e clean beauty numa experiência de wellness e spa que integra corpo, mente e alma; 64 salões Bioma – um projecto visa transformar salões tradicionais em espaços sustentáveis; e ainda um portefólio de marcas próprias de produtos capilares de home care.
Para a fundadora e líder do grupo, Cris Dios, o futuro do ramo da beleza passará por uma proximidade genuína entre saúde, sustentabilidade e respeito, numa altura em que os consumidores estão cada vez mais conscientes, sem perder o foco nos resultados e no desempenho profissional dos produtos. E, por cá, a prazo, passará pela abertura de espaços próprios, como partilha com a Marketeer a sua CEO.

Especializada em produtos naturais com performance profissional, o Grupo Laces chega ao mercado português afirmando-se como uma verdadeira filosofia de cuidados capilares. No fundo, o que é que as marcas do Grupo trazem de novo?
O que esperamos alcançar baseia-se em primeira instância no uso da nossa expertise em saúde capilar, associada a ingredientes e à beleza brasileira, para solucionar todas as necessidades que estudamos. Também analisámos o mercado português e selecionámos um grupo de produtos que responde às exigências das consumidoras, traduzindo a experiência de quase 40 anos a cuidar de cabelos. Entregamos à consumidora europeia aquilo de que realmente precisa, de forma natural, tratando os cabelos e, ao mesmo tempo, valorizando o ecossistema da beleza e da biodiversidade brasileira. Além disso, fomentamos a sustentabilidade, num momento em que é fundamental que cada pessoa adopte um consumo mais consciente.

De que forma é que se diferenciam do que já existe no mercado?
O Grupo Laces existe há 38 anos e, durante a sua existência, construiu uma sólida expertise em biotecnologia aplicada à biodiversidade brasileira, desenvolvendo produtos com ingredientes naturais de alta performance. O foco sempre foi o cuidado profundo com o bem-estar e a saúde capilar, entendendo que a verdadeira beleza capilar é uma consequência dessa saúde. Ao longo da nossa trajectória, realizámos cerca de 490 mil tratamentos nos nossos espaços, utilizando produtos próprios com elevados índices de eficácia. Essa experiência é agora transportada para os cosméticos à venda nas lojas Pluri, tornando acessível ao consumidor a mesma qualidade de resultados. Cada frasco Laces comporta a riqueza da economia e da natureza do Brasil, com activos capazes de tratar problemas reais de saúde capilar – desde queda, escamação e inflamação do couro cabeludo até fios com pontas duplas, secos, desidratados, frágeis e sem densidade.
É por isso que nos posicionamos como especialistas em saúde capilar e pioneiros no segmento.

E em que medida irão trabalhar esses eixos diferenciadores para ganharem notoriedade e vendas?
O nosso grande diferencial é a experiência de décadas a cuidar do cabelo e a promover saúde capilar através de ingredientes de origem natural. A marca integra todo um ecossistema de beleza, no qual os clientes consomem dentro dos nossos espaços – que funcionam como verdadeiros laboratórios vivos para o desenvolvimento das nossas tecnologias inspiradas na biodiversidade brasileira.
Deste modo, elevamos a beleza do Brasil através da bio-economia de alta performance, entregando produtos de bem-estar capilar que oferecem reconstrução, hidratação e redução da queda ao mercado português.

Em que é que se traduz, na prática, o Hair Spa? É muito mais do que simples tratamento de cabelo…
É um Hair Spa. Na prática, um Hair Spa é um espaço dedicado ao cuidado do couro cabeludo e dos fios, com profissionais treinados e com conhecimento profundo sobre a saúde do cabelo. Diferente de um salão tradicional, que está preocupado com a beleza do momento, por exemplo, quando se vai a uma festa ou quando se quer mudar de visual.
Normalmente fala-se dos dois pilares, o do design e muito pouco sobre o da saúde. O Hair Spa não deixa de ter a parte de design (como o corte, a cor), inclusive nós até temos a solução de um sistema de coloração natural onde se pinta o cabelo com plantas. Mas, principalmente um Spa de Cabelo fala sobre saúde capilar.
Aqui está a grande diferença: o cabelo tratado num salão tradicional está bonito no dia em que se vai ao salão, depois muitas vezes ele não tem saúde, ele não tem beleza. O cabelo que é tratado dentro de um Hair Spa, tem uma beleza gradual, uma beleza integral que é conectada com o dia a dia, garantido um cabelo bonito todos os dias.
Em relação à abertura de novos espaços, sim temos planos de abrir e Portugal foi o lugar escolhido. Provavelmente vamos ter uma unidade em Lisboa, já está tudo encaminhado e agora é dar tempo ao tempo para entender justamente os momentos, mas estamos entusiasmados com a abertura em Portugal.

Que estratégia está definida, e para que objectivos?
Em relação aos objectivos, podemos falar sobre o crescimento do mercado de beleza limpa, que hoje representa 3% do mercado mundial, mas que, nos próximos anos deve crescer e chegar até 54% em 2030.
Como Laces, queremos acompanhar este movimento e crescer, chegar a outros players e outros lugares. Apesar de a Pluricosmética estar a ser hoje um parceiro muito importante, com bastantes lojas, e de querermos crescer com eles, também temos a ambição de abrir espaços próprios, especialmente no mercado europeu, como espaços de Hair Spa, que acredito que possam ter um grande apelo por serem algo diferenciado.
Esse é o limite, na verdade que vemos. Acompanhar a aceitação do público, introduzindo sempre e respeitando uma forma orgânica de crescimento com consciência e levando a beleza sustentável mais longe.




Notícias Relacionadas

Ver Mais