
Drum awards: WPP, FCB New York e Liz Taylor, da Ogilvy, lideram ranking mundial da criatividade
O benchmark anual da Drum, conhecido como World Creative Rankings – estudo global que avalia e classifica as campanhas, agências, holdings, marcas e profissionais mais premiados da indústria publicitária -foi revelado, destacando os nomes que marcaram o ano de 2024 na indústria criativa.
A WPP consolidou-se, pelo terceiro ano consecutivo, como a holding mais premiada do mundo, mantendo a posição de liderança desde 2023.
A Ogilvy conquistou o primeiro lugar no ranking global de redes de agências, seguida da VML, da McCann, da DDB e da FCB. Já no ranking das agências mais premiadas, a FCB New York assumiu o topo da lista, superando a canadiana Rethink e a francesa Publicis Conseil, que fechou o pódio. O top 5 mundial inclui ainda a Serviceplan Munich e a VML New York.
Na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), a Publicis Conseil foi a agência criativa mais premiada, seguida da Serviceplan Munich, da LePub Italy, da Marcel Paris e da Jung von Matt Hamburg.
A AB InBev, proprietária de marcas como Budweiser, Michelob e Stella Artois, voltou a ser o anunciante mais premiado, seguida pela Unilever, com marcas como Dove, Axe e Rexona. A Apple subiu para a terceira posição, à frente da Kraft Heinz e da Heineken, que fecham o top 5. Entre os 10 anunciantes mais distinguidos, encontram-se ainda a The Coca-Cola Company, a Orange, a Renault, a McDonald’s e a Mondelez.
Entre as campanhas, “DreamCaster”, da FCB New York para a Michelob Ultra, foi a mais premiada do ano. Seguiram-se “WoMen’s Football” (Orange, Marcel e Marcel Paris) e “Michael CeraVe” (Ogilvy PR e WPP Onefluence para a CeraVe). O top 5 inclui ainda “Coors Lights Out” (Rethink para a Coors Light) e “Banned Book Club” (FCB Chicago para a Digital Public Library of America).
No top 10 figuram ainda campanhas como “Pub Museums” (LePub e Publicis Dublin para a Heineken) e “Oreocodes” (VML Commerce para a Oreo).
A diretora criativa global da Ogilvy, Liz Taylor, foi a criativa mais premiada do mundo, seguida por Debbi Vandeven (VML) e Danilo Boer (FCB Global). Entre os diretores criativos executivos, Lorenz Langgartner (Serviceplan Munich) liderou, com Franz Roppischer (Serviceplan Munich) e Xavier Blais (Rethink) a completarem o pódio.
Na região EMEA, Marco Venturelli, da Leo Constellation, foi o criativo mais premiado. Já Tanvi Phalak (Serviceplan Munich) destacou-se como a diretora de arte mais premiada e Shruthi Subramanian, da mesma agência, foi o copywriter mais distinguido.