Tinta solar? Mercedes-Benz está a trabalhar para tornar revestimento especial em realidade
Já imaginou um futuro em que os veículos elétricos estão cobertos por painéis solares em toda a sua superfície exterior. Como? Através de um revestimento especial de tinta solar.
Parece coisa de ficção científica, mas a equipa de investigadores da Mercedes-Benz já está a trabalhar para tornar realidade esta forma de carregamento solar em veículos elétricos.
“Produzimos centenas de carros por dia, o que representa uma grande superfície. Então, porque não utilizá-la para captar energia solar?”, afirma Jochen Schmid, gestor sénior da Future Electric Drive, uma divisão de investigação e desenvolvimento da Mercedes dedicada a tecnologias de veículos elétricos em fase inicial.
O material fotovoltaico que a Mercedes está a desenvolver é semelhante a uma espécie de pasta que pode ser aplicada na carroçaria do carro. Este revestimento terá apenas 5 micrómetros de espessura (imagine um fio de cabelo humano, este tem, em média, 100 micrómetros) e pesa 50 gramas por metro quadrado.
Num SUV de tamanho médio, a tinta solar, que ocupa cerca de 11 metros quadrados, poderia gerar energia suficiente para percorrer até 12 mil quilómetros por ano, em condições ideais. A quantidade exata de energia captada depende da intensidade solar e da quantidade de sombra.
Como a tinta solar é flexível, pode ser aplicada em áreas curvas, oferecendo mais possibilidades do que os tradicionais painéis solares de vidro, que são rígidos e apenas podem ser instalados no teto ou capô do veículo.
A Mercedes tem vindo a trabalhar nesta investigação há anos. Em 2014, anunciou uma pintura alimentada por energia solar. Contudo, a tecnologia não avançou até que, recentemente, o fabricante apresentou um protótipo da pintura solar num evento de investigação e desenvolvimento na sua sede na Alemanha.
“Isto não é apenas um truque ou algo para mostrar em slides do PowerPoint,” indicou Schmid. “Está realmente a funcionar”.