Microsoft, Google e Sonae no top 5 da melhores empresas para trabalhar eleitas pelos universitários
A Merco identificou e classificou o ranking das 100 melhores empresas para trabalhar em 2024. O objetivo do Merco Talento Universitário é fornecer informação sobre a avaliação que os estudantes, do último e penúltimo ano de licenciatura, fazem do seu curso e dos serviços de emprego da universidade, as preferências de trabalho (sector, tipo de empresa, expectativas salariais) e aspetos relacionados com a procura de emprego.
Assim, nesta primeira edição, o ranking é liderado pela Microsoft, Google e Sonae.
O ‘Top Ten’ é completado pela Deloitte, Grupo Nabeiro (Delta Cafés), EDP), Nestlé, Super Bock Group, Santander e Galp.
“É um orgulho sermos reconhecidos como a melhor empresa para trabalhar em Portugal pelos universitários. Este reconhecimento reflete o nosso compromisso com um ambiente inclusivo, onde a diversidade é vista como essencial para a inovação. Para apoiar essa visão, implementamos várias iniciativas que atraem jovens talentos, incluindo programas de estágio e desenvolvimento de carreira, que incentivam a criatividade e a colaboração. Agradecemos a todos os estudantes que nos escolheram e reafirmamos o nosso compromisso em valorizar o talento jovem”, afirma Maria Kol, Human Resources Lead da Microsoft Portugal.
Além disso, no ranking sectorial, destacam-se nos lugares cimeiros as seguintes empresas: Vieira de Almeida Advogados (Advogados), Grupo Nabeiro (Delta Cafés) (Alimentação), Deloitte (Auditoria e Consultoria), Mercedes-Benz (Automóvel), Santander (Banca), Super Bock Group (Bebidas), IKEA (Distribuição e Equipamento Doméstico), FNAC (Distribuição Especializada), Mercadona (Distribuição Geral), Inditex (Distribuição de Moda), L’Oréal (Farmácia e Perfumaria), Samsung (Eletrónica de Consumo / TI), EDP (Energia e Utilities), Disney (Entretenimento e Lazer), Pfizer (Farmacêutico), Sonae (Holding), Pestana Hotel Group (Hotelaria e Turismo), The Navigator Company (Indústria), Microsoft (Informática e Software), Mota-Engil (Infra- estruturas e Construção), RTP (Media), CUF (Saúde), Fidelidade (Seguros), Google (Serviços Internet), Synopsis (Serviços Profissionais), Siemens (Tecnológico/Industrial), Altice (Telecomunicações), CTT – Correios de Portugal (Transporte de Mercadorias e Logística) e Tap Air Portugal (Transporte de Passageiros).
29% dos inquiridos valoriza empresas que ofereçam bons salários e benefícios interessantes, bem como uma melhor qualidade de vida (flexibilidade, teletrabalho, etc.). Cerca de 15% considera a ‘Formação e Desenvolvimento Profissional’ como um dos critérios de eleição e apenas 2% a ‘Inovação & Criatividade’. Por outro lado, e no que diz respeito ao que mais valorizam quando procuram emprego, os estudantes universitários (em Portugal e Espanha) colocam a ‘Flexibilidade de horário’ antes da ‘Estabilidade no Emprego’, 25% vs 16%, logo seguido do ‘Teletrabalho’ (15%).
Os fatores mais valorizados pelos estudantes na seleção de uma empresa para trabalhar são a retribuição e benefícios, qualidade de vida, formação e desenvolvimento profissional e o bom ambiente de trabalho. 23,4% dos inquiridos assume ainda que prefere residir fora de Portugal, enquanto para 42,1% é indiferente o país em que residem.
Os restantes 34,5% preferem manter-se em Portugal. Já os resultados em Espanha demonstram que cerca de 43,2% dos inquiridos prefere manter-se em Espanha e apenas 26,5% não se importa de ir para fora.
O evento oficial de apresentação de resultados do Merco Talento Universitário reuniu cerca de 50 Diretores de Recursos Humanos de algumas das principais empresas em Portugal.