Apple, Disney e Samsung são as marcas do futuro. Sabe porquê?

O FutureBrand Index 2024, no décimo ano, procurou ter uma visão panorâmica de uma década de branding. Os resultados revelam por que razão marcas como a Apple, a Disney e a Samsung alcançaram o estatuto de FutureBrand, uma vez que é avaliado o desempenho de uma organização com base na sua marca. Já a Boeing e a Volkswagen desapareceram completamente das listas.

O índice deste ano, que analisa 10 anos de dados e informações inigualáveis, revela que a última década foi uma época de ouro para as marcas.

Em média, as marcas fizeram grandes progressos em termos de desempenho e de conhecimentos dos consumidores ao longo da última década, reflectindo experiências mais perfeitas e fiáveis para os consumidores de hoje.

Áreas-chave como a consistência e a perfeição, dois dos 18 atributos medidos no FBi (FutureBrand Index), registaram um crescimento notável. A perfeição aumentou de 22% em 2014 para 34% em 2024, enquanto a consistência aumentou de 25% para 36%. O Respeito também registou um forte aumento de 22% para 34%, destacando um maior enfoque na satisfação e no bem-estar do cliente.

Em termos de dados relacionados com os atributos associados ao objectivo, a gestão de recursos registou a melhoria mais significativa. Subiu de 18% em 2014 para 30% em 2024, reflectindo uma maior procura por parte dos consumidores de maior sustentabilidade e práticas responsáveis. A autenticidade e a missão também aumentaram substancialmente em todos os sectores, ambas de 27% para 37%.

No entanto, a pontuação média de personalidade diminuiu de 36% em 2022 para 33% em 2024. Da mesma forma, a história e o apego registaram declínios modestos. Isso sugere que, embora as marcas se tenham destacado em muitas áreas, manter uma narrativa única e envolvente continua sendo um desafio.

O índice revela também que as organizações que mantiveram o investimento concretizaram a sua visão e alcançaram o estatuto de marca do futuro. Entre estas contam-se a Apple, a Disney e a Samsung.

Ao alinharem a liderança estratégica com o objectivo e a experiência, estas marcas alcançaram o duplo sucesso de reforçar o seu apelo junto dos consumidores e atrair os melhores talentos.

Em contraste, o comportamento de marcas outrora icónicas, como a Boeing e a Volkswagen, que ocupavam os primeiros lugares em 2014 e que agora abandonaram completamente o FBI 2024, é um conto de advertência: as marcas que não cumprem os valores fundamentais sobre os quais construíram o seu negócio enfrentam sérios danos à reputação e perda de confiança dos consumidores.

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