Sabia que um em cada três animais adoptados é devolvido? Mapfre apela a que “Adote pelo Seguro”
930 mil animais foram abandonados em 2023, em Portugal. Além disso, um em cada três animais adotados é devolvido e, segundo a União Zoófila, cerca de 70% das pessoas desistem da adopção a meio do processo.
Ciente dos números e da realidade, no mês que se celebra o Dia Mundial do Animal, a Mapfre Seguros lançou a campanha “Adote pelo Seguro”. A criatividade da campanha compara animais a objectos que costumam ser devolvidos (por motivos banais). Desta forma, a seguradora quer consciencializar as pessoas e incentivar à adopção responsável, lembrando-as que não se abandona ou devolve um animal, por não combinou com a mobília ou não ser da cor que se imaginava.
Dando continuidade à parceria com a União Zoófila que vai já no seu terceiro ano, a Mapfre produziu um Guia de Adopção, o A a Z da UZ, feito por especialistas em comportamento animal, para educar os adoptantes e os aspirantes à adopção sobre como devem actuar com os patudos e integrá-los na família. O guia será disponibilizado em formato digital e gratuito no site e redes sociais da seguradora e da União Zoófila, podendo ainda ser encontrado em versão física, em breve, no abrigo.
«Achámos que poderíamos fazer mais ao contribuir para a criação de um guia que respondesse às questões daqueles que pretendem adoptar um animal, bem como daqueles que já os têm, mas que ainda sentem dificuldades na sua integração. O nosso papel enquanto seguradora é também contribuir sempre para o bem-estar da sociedade, por isso, faz-nos todo o sentido pensar em campanhas e projectos que impactem de forma positiva e contribuam realmente para alguma mudança neste tema», comenta João Gama, director de Marketing e Clientes da Mapfre Seguros.
No âmbito desta campanha, até 30 de Novembro, a seguradora irá oferecer um ano de seguro animal para qualquer patudo que esteja à espera de um lar há mais de dois anos na União Zoófila. Além disso, os primeiros 50 adoptantes receberão, além do guia físico, uma sessão gratuita de esclarecimento e prevenção sobre comportamento animal, em formato virtual, com especialistas da área. Para aqueles que já têm animais, mas querem aderir ao seguro animal, a seguradora oferece 20% de desconto na adesão durante o período da campanha.
André Castelo Ferreira, consultor de comportamento e treinador de animais e Inês Dias, médica veterinária de animais de companhia, apoiaram na criação do guia e guiarão as sessões online de esclarecimento e prevenção de comportamento animal.
O conceito e concepção da campanha Adote pelo Seguro têm assinatura da agência de PR & Influence, Omertà.
Sabia que…
A cantora Inês Marques Lucas lançou, este ano, a canção “Sofá”. Com um videoclipe gravado na União Zoófila, a artista levanta a questão de que “Todos os animais merecem um sofá”. A música inspirou a nova campanha da Mapfre Seguros, empresa que apoiou o videoclipe da canção “Sofá” e também a produção do minidocumentário “Quantas histórias poderia um Sofá Contar?”, produzido pela realizadora Catarina Peixoto.