No Maria Escandalosa a refeição é um espectáculo e faz-se em 3 actos

Maria Escandalosa é o nome do novo restaurante da Rua da Misericórdia que quer sacudir o tradicional. O espaço, vizinho da Igreja de São Roque, do Teatro da Trindade Inatel e do Bairro Alto, mistura elementos desses três sítios: o sagrado, a boémia profana e a arte.

«A Maria Escandalosa é um lugar único e com muita história para contar. No espaço, tem muito peso a representação feminina, a força da mulher e a sua garra, o glamour e a beleza. Para mim, tudo está por trás da história que vamos contar e da decoração. E, consequentemente, vêm o serviço, os pratos e os cocktails. Não queremos um ambiente temático, mas um lugar calmo e tranquilo onde as pessoas possam ter uma experiência», diz, em comunicado, a empresária Carolina Antony, que tem como sócio nesta empreitada João Fedorowicz.

E cada detalhe dessa experiência gastronómica foi escolhido a dedo. Ao sentar-se à mesa, o cliente recebe “a revista mais picante”. A ementa simula o programa de uma peça de teatro, onde se lê “O sagrado e o profano apresentam: Maria Escandalosa em O amor de Afrodite”.

Os pratos são divididos por actos. O primeiro traz as entradas, como a Coxia Escandalosa (10 euros), que carrega no nome uma brincadeira com as palavras coxa e coxia, local onde o elenco aguarda a sua entrada em cena. O prato é uma coxa com recheio de costela em cama de compota de maçã picante. Camarões Leloir (17 euros) é outra opção, uma referência a Luis Leloir, químico e criador do molho de Golf, mas aqui o molho rosé abre espaço para um creme de leite de coco, tomate assado e queijo amanteigado.

No segundo acto há O que que a baiana tem? (22 euros), uma versão da moqueca, feita com camarão em creme de leite de coco e champagne e finalizada com lâminas de coco aromatizadas no dendê. Para os amantes de carne, recomenda-se o tornedor au poivre com petit pois à la française (32 euros), um stake alto acompanhado de salada quente de ervilhas aromatizada com bacon.

Outro destaque é um prato que leva o nome da chef: Risoto da Carola (18 euros), com lascas de bacalhau e finalizado com pesto de coentros. Também não podia ficar de fora da ementa os hambúrgueres da Yámã! Burger Vibration. Uma das opções, o Yámã Burguer (18 euros), é um hambúrguer servido em pão brioche, secret blend de 180g, chutney de manga, jerk sauce e finalizado com queijo emmental maçaricado e rúcula.

O terceiro acto é doce. O creme de mamão papaya (7 euros), sobremesa que já foi um hit nos restaurantes brasileiros, agora ganha ares modernos ao ser regado com licor de cassis e finalizado com crispy de framboesa. Pode ainda optar por Pain perdù – rabanada crocante com sorvete de whiskey, areia de amendoim picante, finalizado com folhas de erva-doce.

E para harmonizar o espectáculo há também cocktails. Os clássicos estão na carta dedicada ao sagrado, com Old fashioned, Manhattan, aqui finalizado com cerejas marrasquinas, e Cosmopolitan. Já os cocktails autorais da casa estão no menu profano em criações que vão desde o Pornstar martini, com vodka de baunilha, syrup de maracujá e champanhe, ao Sidecar, uma mistura de conhaque, Triple sec e rebordo de açúcar.

Artigos relacionados