85% dos internautas portugueses usa motores de pesquisa todos os dias

Actualmente, quando surge uma dúvida, o instinto mais natural será pegar no telemóvel e fazer uma pesquisa. A internet veio aumentar significativamente o nível de acesso a informação, seja de que área for, e os portugueses não ficam de fora da tendência: 85% dos utilizadores inquiridos pela Google em Portugal utiliza motores de busca diariamente para procurar informação.

O estudo “Como pesquisam os portugueses?”, realizado com base nas respostas de 600 utilizadores de diferentes gerações mostra que 43% usa motores de busca uma a cinco vezes por dia e que 28% fá-lo mais de 10 vezes por dia.

Quanto à eficácia deste método, a mesma análise revela que “apesar de familiarizados com a pesquisa na Internet, cerca de metade dos utilizadores gostaria de ser mais eficiente”. 58% dos inquiridos diz não conhecer truques para optimizar a sua pesquisa online e 48% gostaria de saber mais sobre como tornar este processo mais eficiente.

Entre aqueles que usam, de facto, truques, 77% costuma pesquisar por categorias (imagens, vídeos, notícias, tudo…) e 39% utiliza as aspas (“) para filtrar os resultados. Por outro lado, somente apenas 11% recorre ao hífen (-) para eliminar palavras que não são relevantes na pesquisa e só 4% procura por sinónimos (colocando o “~”).

Quem pesquisa melhor?

Segundo a Google, algumas gerações estão mais à vontade do que outras nisto de fazer pesquisas online. Por um lado, os Baby Boomers, que se apresentam como a geração que mais desconhece estas dicas de optimização (72%), logo seguidos pela Geração X (61%). Por outro, surgem a Geração Z e os Millennials: 58% e 57%, respectivamente, sabem como optimizar uma pesquisa.

Computador (59%) é o equipamento privilegiado, no geral, para fazer pesquisa, com o mobile (33%) a surgir significativamente atrás. Por faixas etárias, verifica-se que 60% da Geração Z e dos Millennials prefere pesquisar no telemóvel, enquanto 64% dos Baby Boomers pesquisa mais no computador.

Por géneros, a maioria das mulheres recorre mais ao mobile (53%), ao passo que a maior parte dos homens (60%) usa mais o computador.

O que procuram?

A maioria dos portugueses (61%) usa os motores de busca para aceder a meios de comunicação para ler notícias sobre a actualidade. Há ainda quem queira ter informação sobre produtos e serviços antes de fazer compras (43%) e quem pretenda encontrar informação útil para tarefas do dia-a-dia (39%).

Artigos relacionados