80% dos pais portugueses preocupados com a auto-estima dos adolescentes

Um estudo promovido pela Align Technology indica que 80% dos pais portugueses demonstra preocupação relativamente à auto-estima dos filhos adolescentes. Depois de ouvir mil pais, a empresa responsável pelos alinhadores transparentes Invisalign descobriu que as críticas e comentários de outras pessoas afectam a forma como os adolescentes se sentem e que sete em cada 10 pais estão determinados em melhor a sua auto-estima.

Aliás, 81% dos pais acredita ter um papel fundamental no desenvolvimento do optimismo dos adolescentes, nomeadamente através de experiências e actividades em conjunto como visitas a parque temáticos ou uma ida ao cinema.

Outro factor importante para fortalecer a auto-estima dos adolescentes está relacionado com a aparência: mais de um quarto dos pais acredita que a aparência tem um impacto significativo e 74% considera que o sorriso pode ter também elevada influência na confiança dos jovens.

Além disso, o mesmo inquérito revela que 27% dos pais considera que os seus adolescentes sorririam mais se tivessem os dentes melhor alinhados.

«Estes resultados revelam que o sorriso é sem dúvida um dos principais factores de autocestima, particularmente para os mais jovens, que lidam diariamente com desafios e incertezas durante estes anos de formação», comenta Pedro Costa Monteiro, médico dentista – ortodontista, citado em comunicado.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...