79% dos portugueses considera importante a visita do Papa

É já esta semana que o Papa Francisco vai visitar Portugal e a viagem é encarada por 79% dos portugueses como de grande importância, especialmente por ser a primeira visita como peregrino a um país europeu. Um estudo realizado pelo IPAM revela ainda que quem não pode ir a Fátima pretende acompanhar os passos do Santo Padre através da comunicação social e redes sociais.

Os resultados de “Hábitos Religiosos da População Portuguesa & o Papa Francisco” têm por base as respostas de 1200 pessoas com mais de 18 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A maioria dos inquiridos (92%) considera que o Papa tem feito um bom / excelente trabalho pastoral, 40% descreve-o como revolucionário e 58% como inovador.

O mesmo estudo revela que 75% dos portugueses tem afinidade religiosa e que 70% se identifica como católico. Tendo em conta os inquiridos crentes, 63% refere que a sua religião foi determinada pela tradição familiar e 35% diz ser fruto de uma convicção pessoal.

Perante os resultados, o IPAM conclui que “apesar de ser expressivo o número de portugueses que se identifica com uma religião e, nomeadamente com a religião católica, apenas 51% frequenta habitualmente locais de culto e oração como igrejas, mesquitas ou sinagogas”. Ainda assim, 72% admite praticar orações ou acções de meditação religiosa.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo