7 passos para tornar a sua empresa consumer centric

O Marketing digital veio mudar a forma como as marcas comunicavam, obrigando-as a estar mais próximas dos consumidores. O problema é que, mais de 20 anos depois, algumas empresas ainda não seguiram essa obrigação e continuam demasiado preocupadas consigo, esquecendo as pessoas que tornam possível a sua existência.

As empresas que colocam o consumidor no coração dos seus negócios são fáceis de reconhecer, de acordo com o site Customer Think. São aquelas que têm sites repletos de informações úteis, vídeos, jogos ou outros conteúdos de entretenimento e que disponibilizam uma página de contactos com múltiplas formas de interacção. Quanto à publicidade, a aposta vai para acções de comunicação em que o consumidor é o herói. Não a marca.

Para quem ainda não percebeu totalmente o conceito, o site deixa sete passos essenciais para tornar uma empresa consumer centric.

1 – Colocar imagens de consumidores em todo o lado. Pode ser no início e fim de apresentações, na recepção da empresa ou nos elevadores. A ideia é que os colaboradores se lembrem constantemente dos consumidores e que comecem a pensar neles de forma quase instintiva.

2 – Incluir a questão “O que pensariam os consumidores sobre isto?” no processo de decisão. Práticas como esconder subidas de preços ao reduzir o tamanho das embalagens de produtos deixarão de ser comuns.

3 – Rever a linguagem do site da empresa. Se existirem mais “nós” do que “tu”, será preciso inverter a lógica.

4 – Actualizar ou criar, caso ainda não exista, a descrição do target da empresa.

5 – Examinar as campanhas publicitárias e perceber quem se destaca. O conselho passa por utilizar as informações disponíveis sobre o público-alvo e criar anúncios personalizados.

6 – Aproveitar o conhecimento dos colaboradores que trabalham directamente com os consumidores para adquirir novas informações sobre os mesmos. Também é importante passar algum tempo com o próprio cliente.

7 – Por fim, é boa ideia partilhar todo o conhecimento adquirido com a empresa. Todos os trabalhadores devem saber o seu papel e saber como satisfazer os consumidores.

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