7 estratégias de Marketing de CEOs de sucesso

Encontrar o nome certo, colocar o foco no consumidor e derrubar a concorrência são algumas das estratégias de Marketing a ter em consideração nos próximos meses. A CNBC juntou os testemunhos de alguns dos CEOs e empreendedores de maior sucesso do mundo, nomeadamente Richard Branson (Virgin Group) e Bill McDermott (SAP).

1 – Viver a marca. John Legere, CEO da T-Mobile nos Estados Unidos da América, leva o conceito de viver a marca ao extremo. O profissional tem um guarda-roupa inteiro dedicado às cores da operadora (magenta e preto) e acredita que conseguiu gerar awareness em torno da insígnia através desta opção;

2 – Encontrar o nome certo. A ideia para o nome do Virgin Group surgiu de uma conversa de amigos, de acordo com Richard Branson, fundador da empresa. O responsável refere que a designação fez logo sentido e sucesso em todas as indústrias em que o grupo foi entrando;

3 – Sair cedo das indústrias em queda. Will Whitehorn, que trabalhou como director de desenvolvimento de marca da Virgin, acrescenta que uma das estratégias a seguir passa por desistir rapidamente de negócios que claramente que não estão a resultar. No caso da Virgin, a música é um bom exemplo: assim que o digital começou a ganhar força, o grupo saiu da indústria;

4 – Foco nos consumidores. Quando John Legere assumiu a liderança da T-Mobile, um dos primeiros passos foi visitar os call centers. O novo responsável queria perceber, de facto, o que pensavam os consumidores de modo a poder responder melhor às suas necessidades;

5 – Usar a personalidade. Ao lançar uma nova marca, que ainda ninguém conhece, um dos caminhos a seguir poderá passar pelo cunho pessoal. Michael Dublin, fundador da Dollar Shave Club, decidiu apresentar o seu projecto ao mundo através de um anúncio no YouTube protagonizado por si. Para isso, teve aulas de improviso, envolvendo-se a 100% no anúncio;

6 – Escrutinar o produto. Especialmente quando o produto que se quer vender é mais caro do que a norma, as marcas devem escrutinar aquilo que estão a propor ao público. Só desta forma assegurarão que cumprem os mais altos padrões de qualidade, correspondendo, assim, ao valor pedido. O conselho é de Zhang Xin, CEO da Soho China;

7 – Derrotar o grande player. Bill McDermott, CEO da SAP, acredita que mesmo uma pequena empresa deve ambicionar ser melhor do que o maior player do mercado. O segredo é perceber o que é que a grande empresa não pode fazer, seja porque as regras internas não o permitem ou porque não têm espírito empreendedor.

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