60% dos portugueses repete palavras-passe

A Google sugere que os utilizadores escolham uma palavra-passe diferente para cada uma das suas contas online, incluindo email e homebanking. Porém, 66% dos portugueses inquiridos pela tecnológica revelam que utilizam a mesma palavra-passe para algumas ou a maioria das suas contas online. Mais: 10% utiliza a sua data de nascimento como palavra-passe.

Por outro lado, ao contrário do que é habitual encontrar-se nas listas de sugestões de segurança, a Google incentiva os utilizadores a permitir que o seu browser relembre a palavra-passe, evitando esquecimentos. A tecnológica lembra ainda que as passwords devem ser pessoais e intransmissíveis, ainda que 55% dos inquiridos em Portugal afirme já ter partilhado as mesmas com pessoas nas quais confiam.

O mesmo inquérito revela que 47% dos utilizadores opta por palavras-passe com letras e número, enquanto 15% utiliza letras e números que não uma palavra. O ideal será juntar também símbolos e escolher palavras-passe longas e, assim, mais difíceis de piratear. 62% dos portugueses admitem estar preocupado relativamente à possibilidade de as suas contas serem alvo de ataque.

Por fim, a Google revela que 72% dos internautas nacionais utilizam a confirmação em dois passos, permitindo o reforço da segurança das contas online.

Para celebrar o Dia da Internet Mais Segura, que ontem se assinalou, a Google recomenda ainda que todos os utilizadores dediquem dois minutos do seu tempo a verificar a segurança de todas as contas.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão