56% das empresas ainda vai no início da transição digital

Só 10% das empresas está numa fase mais avançada do processo de transição digital. Por outro lado, 56% encontra-se ainda numa etapa mais inicial, de acordo com o estudo “Deep Digital Journey” da LLYC, elaborado com base num inquérito realizado a mais de 200 executivos de marketing e comunicação de grandes empresas de 12 países da Europa e América.

Considerando quatro etapas no processo de digitalização – desde as empresas que têm uma actividade mínima em ambiente digital àquelas que alcançaram o nível máximo de automatização –, o estudo mostra que 41% dos inquiridos se consideram avançados ou especialistas. No entanto, a realidade será outra.

Segundo a LLYC, 34% das empresas desenvolve práticas típicas da fase mais inicial da transformação digital (Digital Being) e 22,2% está no segundo nível (Digital Optimization), ou seja, a afinar ferramentas e processos digitais.

33% considera estar numa fase avançada (Digital Data Driven), que se distingue pelas actividades das suas diferentes áreas de negócio, assim como processos ou plataformas, serem adaptadas ao ambiente digital. Por outro lado, 10,8% diz estar na fase mais alta (Deep Digital), uma vez que já contam com uma visão de planeamento e execução totalmente digital.

Turismo na liderança

Numa análise por sectores, a LLYC verifica que Turismo e Lazer (companhias aéreas, plataformas de viagens ou empresas de entretenimento) apresenta os melhores níveis de digitalização: cerca de 30% das empresas inquiridas encontra-se na fase mais alta.

Tecnologia e Telecomunicações e Consultoria e Serviços Jurídicos surgem logo depois, com quase 20% das empresas nesta fase. No sentido inverso, o sector público é o mais atrasado, já que 70% das empresas na fase mais inicial da transformação digital.

Gerar negócio

As empresas com um maior grau de transformação digital geram mais negócios através dos seus canais digitais. Segundo a LLYC, mais de 70% das empresas na fase Deep Digital já gera mais de 20% das receitas dessa forma.

«É um grande desafio estar a par de todas as mudanças do mundo digital, perceber oportunidades e riscos e agir de forma estratégica e ponderada. As empresas, e especificamente os seus decisores, têm de estar em permanente actualização e formação, devem ter interesse em evoluir e não podem ter medo de arriscar e de se actualizarem e adaptarem às mudanças rápidas e disruptivas do mundo digital», comenta Marlene Gaspar, directora senior de Engagement e Digital da LLYC.

De acordo com Marlene Gaspar, «só desta forma vão conseguir proporcionar aos seus colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders as melhores valências e explorar realmente todas as potencialidades do seu negócio».

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