47% das empresas em Portugal aumentou investimento em marketing digital

Quase metade (47,2%) das empresas encontrou no marketing digital uma forma de resolver alguns dos problemas provocados pela pandemia de Covid-19, aumentando o investimento. A conclusão é de um estudo elaborado pela MultiDados em parceria com a Guess What e que demonstra a aceleração do impacto do digital na actividade de comunicação e marketing dos negócios.

Email marketing (57,8%), social media ads (52,8%) e redes sociais (38%) são algumas das plataformas e ferramentas a ganhar cada vez mais adeptos entre o tecido empresarial português. No top das mais utilizadas constam ainda online ads (29,4%) e eventos (28,2%). “Todas estas ferramentas registaram um aumento entre 2020 e 2021, à excepção dos eventos, que antes eram usados por 39,2% das empresas”, indica o estudo.

Além disso, 39,6% das empresas aponta para uma substituição de meios publicitários por meios digitais nas suas acções de comunicação. No entanto, 43,8% considera que não haverá necessidade de mais competências nesta área. Isto apesar de 74,2% das empresas inquiridas não ter um departamento de marketing na sua organização.

68% das empresas inquiridas afirma que a Covid-19 teve muito ou bastante impacto nas operações das suas organizações, com 59,8% das empresas com espaço físico (loja) a afirmar que o volume de vendas diminuiu. Entre as empresas com loja online, 31,2% também registou queda de receitas. Apenas 5% das empresas implementou um sistema de entregas devido à crise sanitária, sendo que 17,5% já dispunha de um sistema de entregas.

Como é o futuro?

O mesmo estudo mostra que compras mais focadas no essencial (53,2%) será a principal tendência para o futuro. O comportamento dos portugueses mudará também no sentido de as compras serem mais sensíveis ao preço (47,5%) e ao bem-estar (26,6%).

Outras tendências passam pela redução dos momentos de compra (25,9%) e pela introdução de novos métodos de compra online, como as redes sociais (22,5%).

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