40 anos a ensinar do Porto para o mundo

No ano em que comemora o 40.º aniversário, o ISAG – European Business School renova o seu compromisso com o Ensino Superior de qualidade, reforçando a sua estratégia de digitalização e internacionalização, bem como o seu posicionamento como uma das melhores escolas de negócios em Portugal.

Fundado em Outubro de 1979, no Porto, o ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG – European Business School) foi pioneiro na oferta formativa de nível superior no Norte de Portugal, criando, no mesmo ano, a licenciatura em Gestão de Empresas e, em 1986, a licenciatura em Turismo. Ambas as áreas, até então inexistentes, permitiram a preparação de centenas de estudantes para o exercício de actividades profissionais qualificadas, fornecendo uma formação técnica e científica de nível superior num contributo para a promoção da competitividade do País.

Nos anos seguintes, o ISAG reforçou as ligações ao tecido empresarial criando novas parcerias e métodos de trabalho, com a missão de garantir uma formação de excelência dos alunos e a preparação para as reais necessidades do mercado de trabalho. Essa rede rapidamente ultrapassou fronteiras, resultado de um trabalho persistente por parte da instituição em identificar novas oportunidades de internacionalização do ensino e da investigação. O ISAG conta hoje com mais de 500 protocolos em vigor, com instituições de ensino, empresas e outras organizações em diferentes sectores de actividade, ao nível nacional e internacional. O Conselho de Direcção do ISAG refere ainda que «a internacionalização tem sido uma forte aposta da instituição nas últimas décadas, sendo um dos seus principais eixos estratégicos, nomeadamente preconizada na captação de alunos. Actualmente, conta já com mais 15% de alunos internacionais provenientes de mais de 50 nacionalidades».

Com um caminho sólido e credível, o ISAG desenvolveu e implementou nos últimos 40 anos um conjunto de projectos diferenciadores que têm contribuído para a promoção da instituição. Em destaque está a criação de uma Escola-Hotel, que lhe conferiu o título de única instituição de ensino superior no Porto com alojamento próprio no campus e que possibilita aulas laboratoriais.

Face às reais necessidades do mercado empresarial e dos desafios da Era 4.0, com a aposta na digitalização, foram actualizados recentemente os planos de estudos das licenciaturas, dos mestrados e cursos técnicos superiores profissionais. Os métodos de ensino têm por base o saber-fazer, a inovação e o empreendedorismo, preparando os alunos para um mercado altamente competitivo, dando resposta às exigências do mercado global. O resultado do trabalho desenvolvido traduz-se na taxa de empregabilidade média de 95%. Por outro lado, a formação executiva pretende alavancar as carreiras dos profissionais que procuram novas formas de se reinventar. Acrescem ainda a promoção de acções de responsabilidade social para impulsionar o bem-estar físico e psíquico, através do desenvolvimento de competências extracurriculares no âmbito cultural, físico e relacional.

O ISAG assume-se perante o mercado como uma instituição que se pauta pela qualidade e pelo rigor, por um corpo docente altamente especializado em termos técnicos e com reconhecidas competências empresariais, conferindo uma dimensão global à experiência de aprendizagem.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Deloitte tem nova liderança no Marketing e Comunicação
Automonitor
Elétricos: Galp vai inaugurar primeiro ponto de carregamento em São Miguel