3 factores que estão a limitar a produtividade das empresas

E se as tecnologias que utilizamos para nos ajudar a trabalhar melhor forem, na verdade, um obstáculo à inovação? A FileMaker aponta que 95% das empresas a nível mundial tem dificuldades em trabalhar com a tecnologia desenhada para abordar os seus problemas, o que conduz a uma rotina laboral pouco proveitosa.

«A rotina de trabalho dá-se quando as equipas esgotam ou superam as capacidades das apps especializadas ou dos sistemas empresariais, provocando assim progressos estagnados e funcionários frustrados», explica Ann Monroe, vice-presidente de Marketing global e de Satisfação do Cliente na FileMaker.

O estudo, com base nas respostas de 400 empresas, revela também que 72% dos inquiridos tem problemas em partilhar ficheiros e 85% trabalha com informação guardada em diferentes fontes. Segundo a FileMaker, são três os principais factores que limitam a produtividade no ambiente de trabalho:

1 – Informação dispersa. 85% das empresas afirma ter informação dispersa em diferentes sistemas e ficheiros ou armazenada no programa de email, o que pode resultar na ineficiência dos processos e falta de confiança nos dados. O recurso ao email, em particular, torna as empresas mais vulneráveis a ameaças de segurança;

2 – Processos manuais e em papel. “Na era digital em que toda a gente passeia com um computador no bolso, o papel continua surpreendentemente presente”, sublinha a FileMaker, segundo a qual 58% das empresas diz perder tempo com tarefas repetitivas e administrativas. Além disso, 52% confessa inserir dados manualmente;

3 – Tecnologia rígida. A FileMaker afirma ainda que o problema também pode estar na solução, uma vez que 95% dos inquiridos já teve problemas em encontrar uma tecnologia que se adapte às suas necessidades. Muitas vezes, os negócios têm ao seu dispor apenas soluções que já se vendem fechadas, sem possibilidade de personalização e que, por isso, não cumprem os requisitos necessários.

Artigos relacionados