10 tendências para as redes sociais em 2019

A Epsilon Technologies analisou dados recolhidos através do Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn sobre mais de 1500 marcas de Grande Consumo e Retalho e descobriu que são 10 as tendências a ter em atenção no mundo das redes sociais, ao longo dos próximos meses. As conclusões do estudo, reportadas pelo site espanhol Marketing News, envolvem chatbots e microinfluenciadores mas também conceitos como eGames e eSports:

1 – O Instagram vai consolidar a sua liderança, colocando cada vez mais o Facebook em segundo plano. A ferramenta Instagram Stories será particularmente importante em 2019;

2 – O Facebook mantém o posto de rede com mais utilizadores, ainda que perca relevância. Somente os artigos informativos com valor para os utilizadores e os conteúdos criativos terão espaço para crescer e captar interesse;

3 – O YouTube, por seu turno, continuará a ser a principal plataforma digital quando o assunto é vídeo. Prevê-se que ganhe importância enquanto meio de influência relativamente a processos de compra, através de vídeos de reviews, críticas e comentários a produtos e serviços;

4 – Passando para o Twitter, a Epsilon percebeu que poderá ser uma boa ferramenta de atendimento ao cliente e que crescerá em territórios como eSports e eGames. Também se assumirá como um segundo ecrã de televisão;

5 – Outra das tendências para este ano envolve o recurso a sorteios de produtos e conteúdos de valor acrescentado, como receitas, tutoriais e sugestões, para criar uma ligação mais próxima com os consumidores;

6 – Tendo como ponto de partida as Instagram Stories, o marketing em tempo real ganha espaço, uma vez que permite captar a atenção dos consumidores de forma mais eficaz;

7 – Influenciadores, microinfluenciadores e embaixadores de marca serão os aliados perfeitos para gerar “word of mouth”, ou seja, passa a palavra entre consumidores. A Epsilon acredita que 2019 será o ano dos microinfluenciadores, já que quanto mais definido for o target, maior é a eficácia;

8 – Os chatbots, por seu turno, serão uma peça vital no campo da automatização de processos, resultando em maiores níveis de eficácia: 40% das empresas com mais de 500 funcionários já implementaram ou vão implementar este ano um chatbot;

9 – Os eGames e os eSports devem ser encarados como novos protagonistas nas rede sociais em 2019 e valorizados adequadamente;

10 – Por fim, a Epsilon indica que as estratégia de cobranding, as datas comemorativas (feriados e efemérides, por exemplo) e a responsabilidade social corporativa serão cruciais para aumentar o impacto das marcas e captar potenciais utilizadores e/ou clientes.

Artigos relacionados