Uma análise dos dados da MediaMonitor relativos à tipologia de programas emitidos pela RTP1, RTP2, SIC e TVI entre janeiro e março de 2025 permite verificar como o divertimento lidera a oferta programática destes canais, com cerca de 2384 horas de emissão durante o trimestre.
Neste período, cerca de um em cada três minutos de emissão foi relativo a programas de divertimento, que representaram 32% da oferta total, não considerando o tempo dedicado à publicidade.
Os programas de informação foram os segundos mais frequentes, tendo ocupado 21.7% da grelha com 1611 horas de emissão, seguidos pela ficção, que representou 17% da oferta, com mais de 1262 horas. A cultura geral representou 13.8% do tempo de emissão destes canais, com 1030 horas e os outros tipos de programas 15.5%.
Estes pesos foram diferentes entre os 4 canais, tendo sido a RTP2 o canal com a grelha mais diversa, com 38% de programas de cultura geral, 28% de programas dedicados à juventude e 13% de programas de ficção.
Os dados da MediaMonitor mostram ainda que a RTP1 foi o canal que ofereceu mais informação, representando 38.5% desta tipologia. A RTP2 garantiu 87.5% da programação para juventude e 79.1% da programação desportiva, enquanto a SIC respondeu por 37.6% da ficção e a TVI por 34.3% do divertimento.
Esta análise foi realizada com recurso ao software YumiAnalytics Desktop da MediaMonitor, com a base de dados CAEM-TV, para o período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de março de 2025 e não considera o tempo de emissão de publicidade.